O concelho de Marco de Canaveses vai ser palco, no próximo dia 5 de outubro, de uma etapa inédita do Campeonato Nacional de Enduro Sprint 2025, organizada pelo Motor Clube do Marco. Esta será a primeira vez que a região recebe uma prova neste formato sprint, uma vertente mais concentrada e dinâmica do enduro tradicional.
Uma prova inédita em Montedeiras
De acordo com Daniel Pinto, presidente do Motor Clube do Marco, esta será uma experiência diferente para o público e para os pilotos: “É uma prova diferente das que realizámos até agora em Marco de Canaveses, embora já tenhamos realizado muitos enduros. Esta modalidade sprint concentra-se em Montedeiras, onde estarão localizadas todas as acreditações, verificações e o parque fechado. Além disso, teremos duas especiais próximas, permitindo que o público acompanhe os pilotos de uma especial ou de outra. Acreditamos que será do agrado de quem gosta de desporto motorizado e do enduro”.
Marco de Canaveses, referência no enduro
Nos últimos anos, o concelho consolidou a sua posição como referência nacional e internacional na modalidade, ao acolher três provas do Mundial de Enduro e várias do campeonato nacional.
“Sempre que a Federação precisa, o Motor Clube do Marco está pronto para organizar. Desta vez fomos desafiados a receber a prova e decidimos aceitar. Serão cerca de 200 pilotos que virão ao Marco de Canaveses durante o fim de semana, com equipas a pernoitar na região. Este tipo de provas atrai pessoas de outros concelhos e de todo o país, movimentando a economia local e fortalecendo a visibilidade do concelho”, sublinha Daniel Pinto.
Apoio institucional e comunitário
O sucesso deste tipo de eventos só é possível graças ao envolvimento da comunidade: “Contamos sempre com o apoio das juntas de freguesia por onde a prova passa, bem como da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, que é nosso parceiro desde o início. Toda a direção, associados e voluntários do Motor Clube do Marco unem-se para que este tipo de prova seja possível. Também contamos com os bombeiros municipais, que são fundamentais para a segurança e organização do evento, e com algumas associações locais que nos ajudam na logística e no terreno”.
Uma competição para todos
Apesar do pouco tempo de preparação, a organização acredita que a etapa será um êxito. “Será a segunda prova do Campeonato Nacional deste ano. Muitos pilotos já estão inscritos e, apesar de ter sido tudo muito em cima da hora, acredito que será uma excelente competição, interessante para pilotos e público. Os aficionados do enduro, do desporto motorizado e de motos em geral vão juntar-se a nós para assistir e apoiar”.
A entrada é gratuita, permitindo ao público viver de perto toda a emoção de uma competição de alto nível, marcada pela adrenalina, velocidade e espetáculo.
Inscrições abertas
Os pilotos interessados em participar já podem efetuar a sua inscrição através da plataforma oficial TT Cronometragens. O processo é simples e rápido, garantindo a presença nesta prova inédita em Marco de Canaveses.